Um registro escolar deve fornecer dados fidedignos para a tomada de decisão relativa ao andamento da relação ensino-aprendizagem e metodologia aplicada, as informações (na perspectiva micro) de como desenvolve cada classe e (na perspectiva macro) como cada segmento/ano/série de uma escola, com geração de dados (de cada aluno) e gráficos (de cada classe e segmento/ano/série) para decisão de metodologia e planejamento de uma escola.
Junte a facilidade de preencher esse documento no "Google Docs - na planilha online" que vai para o conselho de classe e planejamento de ensino, visível a todos na hora das análises e decisões de andamento do ano letivo (uso-reflexo-uso).
Utopia até que alguém pense e viva isso durante quase três anos da sua vida de docente.
Pois o complicado desse trabalho é ter um gerenciamento de informação competente e um equipe escola preparada para preencher com informações válidas e não apenas encher os registros de informações inúteis.
Assim você (professor ou gestor escolar) tem a tecnologia aliada a educação não somente na aula, mas também durante seu registro e análise.
Como eu relatei: "-Utopia!"
"Apresentar resultados bimestres das competências Escolares dos alunos no Ensino Fundamental I aos pais mostra o comprometimento da ações da Unidade Escolar para com a base do aprendizado de qualquer habilidade, devemos pensar nas competências: oralidade; assiduidade; comprometimento; trabalho em grupo; relações interpessoais; possui escuta atenta; faz as tarefas solicitadas; mantém registros das atividades; possuí autoavaliação, como algo fundamental no desenvolvimento de nossos alunos para facilitar a aquisição e acomodamento das demais disciplinas/habilidades."
BarrosPhabio