Data da Postagem: 04/03/2012
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semana de 05/03 a 09/03/2012 - 1º aula
Objetivo: acertar acordos, comprometer aluno/professor de classe com as ideias do projeto, desenvolver habilidade do exercício da curiosidade.
Atividade: acordos pedagógicos com os grupos, explicação do projeto, levantamento de conhecimentos prévios, expectativas dos alunos e professor de sala, dinâmica de elaboração da curiosidade "chave" para a pesquisa.
Conteúdo: Roda de conversa; Dinâmica “da bexiga”.
Local: espaço multiuso.
Avaliação: Comprometimento do grupo e suas estratégias para etapas futuras do projeto.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semana de 12/03 a 16/03/2012 - 2º aula
Objetivo: Fechar o assunto a ser pesquisado, buscar matérias para elaboração da pesquisa, compartilhar dificuldades e soluções, desenvolver atividades de fortalecimento do grupo.
Atividade: A partir da conversa e da dinâmica "da bexiga", fechar os assuntos da pesquisa, elaboração dos mapas mentais, meios e ferramentas para pesquisa, compartilhar dificuldades e soluções, dinâmica "do guia".
Conteúdo: sentido de pertencimento de grupo; Dinâmica "do guia".
Local: laboratório de informatica e pátio da escola.
Avaliação: aceitação dos temas pelo grupo e ajuda e apoio coletivo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semana de 19/03 a 23/03/2012 - 3º aula
Objetivo: perceber avanço e dificuldades encontradas pelos alunos e professor de sala referente ao projeto.
Atividade: mediar apoios coletivos para a pesquisa, resolver conflitos de assunto em grupo, desenvolver meios de pesquisa.
Conteúdo: compartilhar conquistas, dificuldades e novas ideias.
Local: sala de aula.
Avaliação: participação, contribuição e conquistas pessoais e coletivas na aquisição do conhecimento.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semana de 26/03 a 30/03/2012 - 4º aula
Objetivo: Criar e orientar o blog da turma.
Atividade: Criação e orientação do blog da turma e suas ferramentas, primeiras postagens.
Conteúdo: criação do blog, orientação da regras de uso e primeiras postagens do grupo.
Local: laboratório de informática.
Avaliação: organização e comprometimento com o conteúdo postado, que deve ser de aquisição da turma.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO DE AULA DA PRIMEIRA SEMANA:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 1º anos
Semana de 05/03 a 09/03/2012 - 1º aula
Roteiro:
Ø Roda de conversa para explicar para os alunos/professor de classe como será o trabalho com eles;
Ø Entregaremos um pedaço de papel para os alunos, onde eles desenharão suas curiosidades;
Ø Dinâmica da bexiga:
Como:
Serão colocados os desenhos em bexigas, cheias e soltas na sala para eles peguem as bexigas de outro coleguinha, depois quem pegou a bexiga irá explicar o que o coleguinha tem curiosidade;
Ø Roda de conversa sobre a experiência e curiosidades.
Local: Sala Multiuso
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 2º anos
Semana de 05/03 a 09/03/2012 - 1º aula
Roteiro:
Ø Roda de conversa para explicar para os alunos/professor de classe como será o trabalho com eles;
Ø Entregaremos um pedaço de papel para os alunos, onde eles desenharão ou escreverão suas curiosidades;
Ø Dinâmica da bexiga:
Como:
Serão colocados os pedaços de papel em bexigas, cheias e soltas para eles peguem a bexiga de outro coleguinha, depois quem pegou a bexiga irá explicar o que o coleguinha tem curiosidade;
Ø Roda de conversa sobre a experiência e curiosidade.
Local: Sala Multiuso
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 3º anos
Semana de 05/03 a 09/03/2012 - 1º aula
Roteiro:
Ø Roda de conversa para explicar para os alunos/professor de classe como será o trabalho com eles;
Ø Entregaremos um pedaço de papel para os alunos, onde eles escreverão suas curiosidades;
Ø Dinâmica da bexiga:
Como:
Serão colocados os pedaços de papel em bexigas, cheias e soltas para eles peguem a bexiga de outro coleguinha, depois quem pegou a bexiga irá explicar o que o coleguinha tem curiosidade e o que ele acha dessa curiosidade;
Ø Roda de conversa sobre a experiência e curiosidade.
Local: Sala Multiuso
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 4º anos
Semana de 05/03 a 09/03/2012 - 1º aula
Roteiro:
Ø Estabelecer os acordos pedagógicos, de convívio e uso dos materiais;
Ø Um bate papo rápido sobre tecnologia;
Ø Explicar para a turma e o professor de classe, como será o andamento do projeto;
Ø Entregaremos um pedaço de papel para os alunos, onde eles escreverão suas curiosidades;
Ø Dinâmica da bexiga:
Como:
Serão colocados os pedaços de papel em bexigas, cheias e soltas para eles peguem a bexiga de outro colega, depois quem pegou a bexiga irá formular perguntas sobre curiosidade;
Ø Roda de conversa sobre a experiência e curiosidade;
Local: Sala Multiuso
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 5º anos
Semana de 05/03 a 09/03/2012 - 1º aula
Roteiro:
Ø Estabelecer os acordos pedagógicos, de convívio e uso dos materiais;
Ø Um bate papo rápido sobre tecnologia;
Ø Explicar para a turma e o professor de classe, como será o andamento do projeto;
Ø Entregaremos um pedaço de papel para os alunos, onde eles escreverão suas curiosidades;
Ø Dinâmica da bexiga:
Como:
Serão colocados os pedaços de papel em bexigas, cheias e soltas para eles peguem a bexiga de outro colega, depois quem pegou a bexiga irá formular perguntas e hipóteses sobre a curiosidade do colega;
Ø Roda de conversa sobre a experiência e curiosidade;
Local: Sala Multiuso
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Data da Postagem: 11/03/2012
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Data da Postagem: 11/03/2012
AVALIAÇÃO DA PRIMEIRA SEMANA DO PROJETO:
Avaliação: Comprometimento do grupo e suas estratégias para etapas futuras do projeto.
Nossa primeira semana aconteceu como o previsto: com muitas dúvidas, ansiedades e novidades, ocorreram as aulas em diversos espaços da escola: pátio, quadra, sala de aula, laboratório de informática, conforme disponibilidade da escola.
A cerca disso, os alunos do 1º e 2º anos, serão os que mais precisarão de umas aulas lúdicas, devido a faixa etária e seu caminho de desenvolvimento acadêmico, porém a novidade das aulas causa espanto e entusiasmo ne
ssas turmas.
Os 3º anos estão no nível entre os 1º , 2º e os 3º, 4] anos, tentem a precisar de algumas aulas lúdicas para poderem visualizar as propostas do projeto e começarem a andar rumo as novas etapas, contudo já definiram suas curiosidades.
Os 4º e 5º anos, já estão com curiosidades definidas, esperando as formação dos grupos, alguns alunos começaram a buscar material por conta própria, podemos notar uma animação dos grupos, a respeito dos trabalhos a serem desenvolvidos.
Todas as turmas participaram avidamente de tudo que foi proposto, a dinâmica da bexiga, foi um sucesso, também graças a orientação e explicação de que norte nosso projeto, com os mais novos era uma animação, com os mais velhos uma expectativa sobre o que escrever e o que o outro escreveu.
AVALIAÇÃO FINAL (GERAL):
Considero satisfatória a participação de todas as classes, neste primeiro momento, há adaptações que devem ser feitas para as próximas etapas, porém nada que vai tirar o brilho dessa primeira semana.