PLANO DE AULA DA TERCEIRA SEMANA/2012

DATA DA POSTAGEM: 18/03/2012

ROTEIRO DE AULA DA TERCEIRA SEMANA
-----------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 1º anos
Semana de 19/03 a 23/03/2012 - 3º aula

Roteiro:

Ø Vídeo: Sid Cientista (nossa curiosidade)
Ø Trabalho lúdico de hipóteses dos alunos sobre o comportamento dos animais;

Ø Dinâmica do adivinha:
Como:
Será vendado um aluno e entregue animais de brinquedo e feita algumas perguntas sobre seu comportamento: qual é o som típico desse animal, o que ele come e etc., logo após será revelado o animal e o grupo ajudará o coleguinha (todos os animais serão apresentados anteriormente no trabalho lúdico);

Ø Roda de conversa sobre a dinâmica.

Local: sala de aula.
---------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 2º anos
Semana de 19/03 a 23/03/2012 - 3º aula

Roteiro:
Ø Vídeo: Cid Cientista (nossa curiosidade)
Ø Trabalho lúdico de hipóteses dos alunos sobre o comportamento dos animais;

Ø Dinâmica do adivinha:
Como:
Será vendado um aluno e entregue animais de brinquedo e feita algumas perguntas sobre seu comportamento: qual é o som típico desse animal, o que ele come e etc., logo após será revelado o animal e procuraremos em revistas seu habit natural;

Ø Roda de conversa sobre a dinâmica;

Local: sala de aula.
----------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 3º anos
Semana de 19/03 a 23/03/2012 - 3º aula

Roteiro:
Ø Dinâmica lúdica sobre cooperação:
Serão dadas colheres para os alunos e um recipiente com confete, os alunos devem pegar e comer esse confete sem dobrar os cotovelos.

Ø Papel de cada integrante do grupo na pesquisa;

Ø Explicação sobre como deve ser feitas as coletas de informação desses assuntos/curiosidades;

Ø Formação de campos de pesquisa sobre o tema.

Local: Sala de aula e pátio da escola.
----------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 4º anos
Semana de 19/03 a 23/03/2012 - 3º aula

Roteiro:
Ø Papel de cada integrante do grupo na pesquisa;

Ø Explicação sobre como deve ser feitas as coletas de informação desses assuntos/curiosidades;

Ø Apresentação de algumas ferramentas de pesquisa, que serviram para coletas de dados;

Ø Formação de campos de pesquisa sobre o tema.

Local: Sala de aula e laboratório de informática.
----------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 5º anos
Semana de 19/03 a 23/03/2012 - 3º aula

Roteiro:
Ø Papel de cada integrante do grupo na pesquisa;

Ø Explicação sobre como deve ser feitas as coletas de informação desses assuntos/curiosidade;

Ø Apresentação de algumas ferramentas de pesquisa, que serviram para coletas de dados;

Ø Formação de campos de pesquisa sobre o tema.

Local: Sala de aula e laboratório de informática.
-----------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – Aulas periódicas:

1º anos: jogos de curiosidade no PC segundo o tema escolhido pelo grupo;

2º anos: vídeo de sobre o temas escolhido pelo grupo, ou orientação de pesquisa, dos grupos;

3º anos: dinâmica de grupo: sobre a criação dos mapas mentais dos temas escolhidos pelos grupos;

4º anos: roda de questionamento dos temas escolhidos pelos grupos e perguntas pertinentes ao tema levantado pelo coletivo;

5º anos: Organização de modos de pesquisas válidas e orientação de ajuda da resolução das tarefas pelos grupos.
----------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAÇÃO DA TERCEIRA SEMANA DO PROJETO:

“Avaliação: perceber avanço e dificuldades encontradas pelos alunos e professor de sala referente ao projeto”.

Nossa terceira semana, como programada, percebe-se a dificuldade eminente no andamento da pesquisa, os passos necessários para alcançar nossos objetivos.

Os alunos do 1º e 2º anos há dificuldades em elaborar uma atividade lúdica de modo a contemplar suas necessidades, algo que estamos conversando, sobre maneiras pedagógicas há atingir o universo desses alunos.

Os 3º anos precisam sentar-se em roda de conversa para entender suas espectativas e necessidades em busca de seus temas, já que nessa semana tivemos a organização dos grupos e o desenvolvimento da habilidade de compartilhar e contribuir..

Os 4º e 5º anos, não entenderam os passos que levam para um bom resultado de pesquisa, por isso ficou determinado que irei explanar orientações sobre um bom roteiro de pesquisa para que possamos encaminhar os trabalhos de pesquisa.

Todas as turmas participaram de tudo que foi proposto. O projeto agora passa por reformulações pedagógicas necessárias para possíveis acertos para atingir os objetivos propsotos.

AVALIAÇÃO FINAL (GERAL):

Considerações finais as análises feitas nas turmas, são fontes de comemoração por causa dos avanços até aqui atingidos, porém essa avaliação também serve para corrigir possíveis ajustes encontrados no projeto, essas necessárias para adquirir bons resultados e atingir os objetivos propostos do projeto.,

Conteúdo: Barros Phabio Educação e Tecnologia | São Paulo - SP - Brasil |
E-mail: barrosphabio@gmail.com / barrosphabio@yahoo.com.br | Design: Fabio Barros | Tecnologia do Blogger | Copyright ©