DATA DA POSTAGEM: 12/08/2012
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO 20° SEMANA.
13/08 a 17/08/2012.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
1° anos:
Amanhã:
- Trabalho com os contos de fadas: Cinderela;
- Reconto da história ( roda de conversa)
- Trabalho com o paint.
- Trabalho com Google Earth: Berlin - Alemanha (comparações)
- Perguntas sobre a Alemanha;
- Youtube (filme editado) sobre o muro de Berlin;
- Perguntas sobre a brincadeira da Alemanha: Esconde-esconde ao contrário;
- Propor a brincadeira com a turma.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2°anos:
- Levantamento prévio sobre o Boitatá;
- Apresentação do vídeo: Juro que vi: Boitatá;
- Levantamento de mais informações sobre o Boitatá;
- Jogo Flash.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3°anos:
- Acerto sobre as diversidades do Brasil;
- Cada qual escolhe uma região e os seus estados segundo o mapa mental;
- Orientação como usar o PowerPoint (inicialmente);
- Conversa sobre como conquistar novas descobertas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4° anos:
- Acertos com os alunos para incumbência de uma pesquisa sobre Horta Suspensa;
- Conversa sobre quais objetivos devem ser alcançados com essa pesquisa;
- Criação do Mapa-mental;
- Conversa sobre a necessidade da pesquisa e a vontade dos alunos de saber sobre tal assunto devido a vivência na horta da escola e se é importante essa busca;
- Criação do Layout dessa nova pesquisa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5° anos:
- Vídeo sobre as olimpíadas, alvo da curiosidade dos alunos, devido aos Jogos de primavera, que eles irão participar na escola.
- Conversa sobre o filme "Carruagem de Fogo" dado pelo Professor de Ed. Física, porém faz parte da pesquisa.
- Criação do Mapa Mental sobre o assunto;
- Conversa sobre a necessidade da pesquisa e a vontade de busca maiores conhecimentos sobre o assunto, segundo campo de interesse aluno-professor.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aulas Periódicas:
Essas aulas vão ser administradas, segundo a necessidade, alunos-professores de classe, com apoio do professor orientador de Educação e Tecnologia.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAÇÃO VIGÉSIMA SEMANA
Houve a necessidade de retomar os trabalhos do
inicio e explicar a importância dos conhecimentos adquiridos na pesquisa.
Os primeiros alunos continuaram com seu
levantamento lúdico-pedagógico sobre os contos de fadas e brincadeiras antigas
pelos países.
Segundos começam a entender a importância de
prestar a atenção aos detalhes que envolvem o folclore brasileiro e sua beleza,
como sua simplicidade.
Terceiros anos foram orientados como fazer uma
pesquisa, quais caminhos a seguir pela internet e como não desviar nos
hiperlinks.
Nos quartos anos, foi mediada a importância da
vivência em sua pesquisa e que ela serve para orientar sua roda de
conhecimento.
Aos quintos anos, tivemos que apontar a
interdisciplinaridade que envolve o assunto olimpíadas/ esporte, que é: geografia,
história, ciência, matemática e línguas, além de comportamento, saúde e bem
estar.