PLANO DE AULA DA QUARTA SEMANA/2012

DATA DA POSTAGEM: 25/03/2012
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 1º anos
Semana de 26/03 a 30/03/2012 - 4º aula

Roteiro:

 Vídeo: Adriana Partimpim (curiosidade)
http://www.youtube.com/watch?v=OxRXdi2hu2g ;

 Trazer a curiosidade das crianças atrazes do lúdico, o professor irá ler as perguntas da música e os alunos iram criar levantar folha verde (para eu sei responder), folha vermelha (não sei responder;

 Roda de conversa sobre a música, atraves de questionar se os alunos sabem as respostas que a música pede;

 Desenhar o que entendeu das respostas dos colegas.

Local: sala de aula.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 2º anos
Semana de 26/03 a 30/03/2012 - 4º aula

Roteiro:

 Vídeo: Adriana Partimpim (curiosidade)
http://www.youtube.com/watch?v=OxRXdi2hu2g ;

 Trazer a curiosidade das crianças atrazes do lúdico, o professor irá ler as perguntas da música e os alunos iram criar levantar folha verde (para eu sei responder), folha vermelha (não sei responder;

 Roda de conversa sobre a música, atraves de questionar se os alunos sabem as respostas que a música pede;

 Desenhar o que entendeu das respostas dos colegas.

Local: sala de aula.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 3º anos
Semana de 26/03 a 30/03/2012 - 4º aula

Roteiro:

 Vídeo: Adriana Partimpim (curiosidade)
http://www.youtube.com/watch?v=OxRXdi2hu2g ;

 Os alunos serão questionados se já pensaram sobre as respostas dessas perguntas e como acharam essas respostas;

 Há unanimidade dos alunos, existe dúvidas, seram separados grupos e esses grupos fazer levantamento de conhecimentos prévios dessas perguntas entre eles;

 Explicações como essa aula irá servir para o desenvolvimento das pesquisas de seus temas.

Local: Sala de aula.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 4º anos
Semana de 26/03 a 30/03/2012 - 4º aula

Roteiro:

 Aula teorica sobre os caminhos da pesquisa e a conquistas de bons resultados;

 Como fazer uma boa coleta de dados, a partir do mapa mental;

 A leitura desses dados e a separação dos dados mais relevantes da pesquisa e sua fonte segura;

 Como produzir um conhecimento a partir do que aprendemos com nossa pesquisa.

Local: Sala de aula .
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 5º anos
Semana de 26/03 a 30/03/2012 - 4º aula

 Aula teorica sobre os caminhos da pesquisa e a conquistas de bons resultados;

 Como fazer uma boa coleta de dados, a partir do mapa mental;

 A leitura desses dados e a separação dos dados mais relevantes da pesquisa e sua fonte segura;

 Como produzir um conhecimento a partir do que aprendemos com nossa pesquisa.

Local: Sala de aula.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – Aulas periódicas:

1º anos: jogos de curiosidade no PC segundo o tema escolhido pelo grupo;

2º anos: vídeo de sobre o temas escolhido pelo grupo, ou orientação de pesquisa, dos grupos;

3º anos: dinâmica de grupo: sobre a criação dos mapas mentais dos temas escolhidos pelos grupos;

4º anos: roda de questionamento dos temas escolhidos pelos grupos e perguntas pertinentes ao tema levantado pelo coletivo;

5º anos: Organização de modos de pesquisas válidas e orientação de ajuda da resolução das tarefas pelos grupos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVALIAÇÃO DA QUARTA SEMANA DO PROJETO:

“Avaliação: Perceber o entendimento dos alunos mediante a explicação das etapas da pesquisa e como usar essa informação.

Nossa quarta semana, deve modificações inesperadas, devido à dificuldade dos alunos de compreender a dinâmica das rotinas.

Os alunos do 1º e 2º anos tiveram aulas mais lúdicas e pontuas, que trouxeram novas maneiras de trabalhar com essa turma.

Os 3º anos foram explicado como buscar respostas para suas curiosidades, como utilizar a dinâmica do confeite para tirar dúvidas, tudo isso a partir da música “oito anos”.

Os 4º e 5º anos, houve a explicação teórica e abordagem de como usar para sua pesquisa, foi proposto um exercício coletivo para acomodação das informações.

Todas as turmas participaram de tudo que foi proposto. Foi posto em prática as reformulações pedagógicas propostas ao projeto, necessárias para possíveis acertos, redirecionando o projeto para atingir os objetivos propostos.

AVALIAÇÃO FINAL (GERAL):

Nas considerações finais dessa semana percebi que os alunos precisam de aulas mais teóricas e práticas para terem segurança com suas pesquisas, dessa forma nos aproximando dos objetivos do projeto.

Conteúdo: Barros Phabio Educação e Tecnologia | São Paulo - SP - Brasil |
E-mail: barrosphabio@gmail.com / barrosphabio@yahoo.com.br | Design: Fabio Barros | Tecnologia do Blogger | Copyright ©