DATA DA POSTAGEM: 11/03/2012
ROTEIRO DE AULA DA SEGUNDA SEMANA:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 1º anos
Roteiro:
Ø Vídeo: Dora Aventureira (como encontrar solução para nossa curiosidade)
Ø Definir Curiosidade;
Ø Dinâmica do Guia
Como:
Serão formadas duplas e uma criança será vendada, a outra terá que guiar a criança vendada pelo percurso pré-estabelecido, depois troca-se de lugar as duas crianças;
Ø Roda de conversa sobre a dinâmica.
Local: Laboratório de informática e pátio da escola.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 2º anos
Roteiro:
Ø Vídeo editado sobre as curiosidades dos alunos;
Ø Divisão dos grupos por tema;
Ø Dinâmica do guia:
Como:
Serão formadas duplas e um aluno será vendado, o outro terá que guiar a criança vendada pelo percurso pré-estabelecido, deppois troca-se de lugar com o colega;
Ø Roda de conversa sobre a dinâmica;
.
Local: Laboratório de informática e pátio da escola.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 3º anos
Roteiro:
Ø Divisão dos grupos por tema escolhido;
Ø Apresentação de um vídeo editado de como pesquisar sobre essa curiosidade;
Ø Dinâmica do guia:
Como:
Serão formadas duplas e um aluno será vendado, o outro terá que guiar a criança vendada pelo percurso pré-estabelecido, depois troca-se de lugar com o colega;
Ø Roda de conversa sobre a dinâmica do guia.
Local: Laboratório de informática e pátio da escola.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 4º anos
Roteiro:
Ø Divisão dos grupos por tema escolhido;
Ø Apresentação de ppt(Power Point) sobre como pesquisar os temas escolhidos;
Ø Conversa sobre o ppt;
Ø Dinâmica do guia:
Como:
Serão vedada metade da turma e a outra metade deve guiar, pelo caminho pré-estabelecido, usando a voz, depois troca de posição;
Ø Roda de conversa sobre a dinâmica do guia;
Local: Laboratório de informática e pátio da escola.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – 5º anos
Roteiro:
Ø Divisão dos grupos por tema escolhido;
Ø Apresentação de ppt (Power Point) sobre os temas/curiosidade escolhido pelo grupo;
Ø Conversa sobre o conteúdo apresentado pelo powerpoint (ppt);
Ø Definição das obrigações de cada um do grupo e ajuda mútua entre os grupos;
Ø Dinâmica do guia:
Como:
Serão colocados os pedaços de papel em bexigas, cheias e soltas para eles peguem a bexiga de outro colega, depois quem pegou a bexiga irá formular perguntas e hipóteses sobre a curiosidade do colega;
Ø Roda de conversa sobre a dinâmica do guia e aproveito da experiência ;
Local: Laboratório de informática e pátio da escola.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIRO MÊS DE MARÇO 2012 – Aulas periódicas:
1º anos: jogos de curiosidade no PC segundo o tema escolhido pelo grupo;
2º anos: vídeo de sobre o temas escolhido pelo grupo, ou orientação de pesquisa, dos grupos;
3º anos: dinâmica de grupo: sobre a criação dos mapas mentais dos temas escolhidos pelos grupos;
4º anos: roda de questionamento dos temas escolhidos pelos grupos e perguntas pertinentes ao tema levantado pelo coletivo;
5º anos: Organização de modos de pesquisas válidas e orientação de ajuda da resolução das tarefas pelos grupos.
DICA DE SITE PARA PESQUISA:
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/caranguejo.htm
------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVALIAÇÃO DA SEGUNDA SEMANA DO PROJETO:
Avaliação: aceitação dos temas pelo grupo e ajuda e apoio coletivo.
Nossa segunda semana, tivemos grandes avanços em nossa pesquisa, foram separados os grupos por ordem de tema de assunto, a cerca disso, houve uma enorme surpresas e vontades de alguns alunos de mudarem de tema, já que tiveram uma semana para pensar com calma sobre o assunto a ser pesquisado.
Os alunos do 1º e 2º anos precisa de algo mais palpável para chegar à pesquisa de fato, o lúdico pode auxiliar para esse encontro de temas, por enquanto estão presos a assuntos como bichos e
cuidado com o outro.
Os 3º anos matem-se no nível entre os 1º, 2º e os 3º, 4 anos, já são mais decididos, porém deve ter um desenvolvimento mais lúdico em seu caminho entre o que querem desenvolver e o produto final.
Os 4º e 5º anos, como dito, já estão a todo vapor, na semana apresentaram material sobre suas pesquisas, mesmo antes de separar os grupos, tiveram novas curiosidades e desenvolveram animadamente grupos de interesse.
Continuamos com todas as turmas participaram avidamente de tudo que foi proposto, e esperando ansiosamente por novos desafios do projeto.
AVALIAÇÃO FINAL (GERAL):
Minhas considerações finais dessa semana estão no caminho certo, porém ao longo da semana houve algumas modificações que se fizeram necessária, como introdução de livros (Pequeno Príncipe) para os menores e vídeos dos canais Discovery, Animal Planet e History para os maiores.